quinta-feira, 28 de junho de 2012

IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES

A noção de Função foi-se construindo e aperfeiçoando ao longo de vários séculos. O estudo de função não é restrita apenas aos interesses da Matemática, as funções fazem parte do nosso cotidiano e estão presente na realização das coisas mais elementares que fazemos.
Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções a todo momento, por exemplo: quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente. Para que esse gráfico tome forma é necessário que essa relação, comparação seja representada em uma função na forma algébrica.
Foi Dirichlet quem criou a definição "formal" de função moderna, para ele uma função é um caso especial de uma relação. Relação é um conjunto de pares ordenados, onde cada elemento do par pertence a um dos conjuntos relacionados. Nas relações não existem restrições quanto à lei de correspondência entre os elementos dos conjuntos, já para as funções é costume introduzir restrições.
A proposta de construir um Blog com esta temática passa pela necessidade do conhecimento de alguns conteúdos como Equação, Par Ordenado, Produto Cartesiano, Relações Binárias, dentre outros, para podermos ter uma melhor compreensão do conceito de função.

13 comentários: